TODA SECRETÁRIA É UMA FLOR… SÓ VARIA O TIPO!
Por Sandra Braconnot(*)
“Você é uma flor!” – muito provavelmente você já tenha sido elogiada assim porque uma boa secretária pode ser realmente comparada a uma flor. Ambas – as flores e as secretárias - fazem muita diferença em um ambiente corporativo.
Com a função de apoiar organizar, ajudar nas decisões, coordenar, entre outras tarefas essas profissionais imprimem um estilo próprio de ser e de fazer. Cada uma do seu jeito, da sua maneira, com qualidades e defeitos. E, assim como as flores, cada um tem o seu tipo e suas próprias características.
E como é a sua secretária? Ou que tipo de secretária é você? Já parou para pensar? Eu afirmo que Toda Secretária é uma Flor... Só varia o Tipo!
Conheçam algumas:
Secretária Orquídea:
Elegante, perfumada, sempre bem maquiada. Presença discreta, mas forte. É firme nas decisões e utiliza todo o seu talento e inteligência para ajudar ao seu executivo. É querida e respeitada.
Secretária Antúrio
É autoritária, mandona e gosta de ser servida. Quer ser valorizada e respeitada a qualquer custo. Dá bronca no executivo, discute e aponta seus erros (e quase nunca os acertos). É temida e tem poucos amigos.
Secretária Dombéya.
É suave e delicada nas ações, firme e segura nas decisões. É inteligente emocionalmente e consegue manter a calma e a serenidade em momentos de stress e tensão. Consegue acalmar o executivo. Tem sempre um chá de camomila para oferecer. É querida e procurada para dar conselhos.
Secretária Camélia.
É amável e sensível – até demais! Do tipo que se chateia por qualquer coisa. Guarda ressentimentos e faz “bico”. Quando se sente “ferida”, amarra a cara e o executivo nunca sabe exatamente o que fez. As pessoas têm um certo receio de falar alguma coisa com ela, pois nunca sabem exatamente como ela vai receber.
Secretária Flor de Cactus.
A Santa da empresa. A que consegue acalmar as feras, a que apaga incêndios. Convive com a estupidez dos outros sem perder a sua sensibilidade. É sempre chamada para resolver problemas complicados e lidar com pessoas rudes e agressivas.
Secretária Copo de Leite.
É madura e experiente. Já poderia ter se aposentado, mas permanece na empresa por sua grande sabedoria. Amorosa, trata a todos com respeito e cortesia. Respeitada pelo executivo que depende dela para quase tudo. É a "grande mãe”.
Secretária Boca de Leão
Muito popular, está sempre rodeada de pessoas. Conhece todo mundo – inclusive a vida dos outros – e sabe de tudo o que acontece na empresa. Fala muito e tem sempre uma história para contar. Como tudo depende da dose, algumas são fofoqueiras e falam da vida de todo mundo.
Secretária Raflésia.
É poderosa e temida. Quando chega causa mal-estar entre as pessoas.Gosta de mandar, menosprezar e até humilhar. É do tipo parasita: suga a energia de todos. (em extinção?)
Secretária Flor-de-Lótus
É integra, justa e transparente. Trata a todos com respeito e procura valorizar o que cada pessoa tem de melhor. Convive entre os poderosos e não se corrompe. Pode estar na “lama”, mas mantém-se limpa e perfumada.
São tantos os tipos de secretárias (e de flores) que eu nunca acabaria esse artigo, por isso vou ficando por aqui. E se por acaso você “não gostou da sua flor”, anime-se: quando o solo é fértil outras flores podem ser semeadas.
Parabéns a todas as Secretárias pelo o seu Dia.
(*) Sandra Braconnot é jornalista, Trainer em Programação Neurolinguística, Coach de Vida, Palestrante, Diretora da Flores & Seres Comunicação e Desenvolvimento e Editora do Portal das Flores (www.portaldasflores.org)
Nenhum comentário:
Postar um comentário